quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que é batismo com o Espírito Santo?

Aqueles que ainda não tiveram
essa maravilhosa experiência
devem buscá-la fervorosamente,
e, certamente, depois disso,
jamais serão a mesma pessoa

    O batismo com o Espírito Santo está diretamente ligado aos dons espirituais (1ª Co 12:8-10), essa manifestação de poder é o cumprimento de uma promessa feita por Deus ainda no Antigo testamento (Jl 2:28,29), anunciado por João Batista (Mt 3:11), confirmado depois pelo próprio Jesus (At 1:5) e vindo a ocorrer pela primeira vez no dia de Pentecostes[1], cinqüenta dias após a ressurreição de Cristo (At 1:1-4). Esse batismo, diferentemente do batismo nas águas (At 11:16), é um revestimento de poder com o qual o crente se sente totalmente cheio e edificado pelo Espírito Santo (1ª Co 14:4) e melhor capacitado para fazer a obra do Senhor (At 1:8). Sua principal evidência é o falar em línguas, e a sua manifestação ocorre quando o crente está ligado nas coisas espirituais: orando, pregando, lendo a Bíblia, pensando em Deus, etc. Para alcançar a graça de obter esse dom é necessário buscar em constante oração e mantendo uma vida de consagração espiritual, crendo e esperando perseverantemente[2] porque essa promessa é para todos e, ao contrário do que pregam muitas seitas[3], ainda não cessou, ou seja: é para os dias atuais sim (1ª Co 13:8-10)! Devo ressaltar também que O Espírito Santo já passa a habitar em nós desde o momento de nossa conversão, ou seja: quando aceitamos e cremos realmente no poder do Senhor Jesus Cristo (Mc 16:17,18), que é quando, conscientemente arrependidos dos pecados, recebemos Jesus como nosso Senhor e Salvador, porém é necessário desejar profundamente receber os demais dons (1ª Co 14:1), entre eles, o dom de línguas.



[1]Pentecostes: [Grego: Quinquagésimo]. Celebrado 50 dias depois da celebração da Páscoa, é mais lembrado pelos cristãos como o dia da descida do Espírito Santo sobre os discípulos e os seguidores de Jesus.
[2]Perseverança: Permanência num estado ou numa atividade, mesmo em caso de oposição ou fracasso (Ef 6:18; Mc 13:13; Rm 2:7).
[3]Seita: Grupo religioso que se separa de um corpo maior. Grupo de pessoas que seguem determinados princípios ou doutrinas diversas dos geralmente aceitos no respectivo meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.